Langage, activité, organisateurs de l’activité

Autores

  • Daniel Faïta Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM), Marseille, France

Palavras-chave:

linguagem, atividade, organiza dores

Resumo

Linguagem, atividade, os organizadores da atividade

Na história recente das ciências humanas, a necessidade de estudar objetos irredutíveis a uma abordagem estritamente disciplinar, como a atividade de trabalho do homem, iniciou um movimento de aproximação que afetou não apenas as barreiras entre as disciplinas, mas também as fronteiras entre o conhecimento e a ação. As ciências da linguagem não poderiam deixar de participar dessa reconfiguração por muito tempo: passivamente, num primeiro momento, pois elas eram solicitadas enquanto complemento das problemáticas das ciências da ação; ativamente, em seguida, pois é evidente que elas podem construir uma abordagem original das atividades humanas graças a seus conceitos e métodos. Por esta razão, convém refletir sobre a tendência a um alargamento teórico que leve os lingüistas a se apropriarem dos conceitos de certas disciplinas adjacentes (Ergonomia, Psicologia do trabalho...), assim como de alguns de seus questionamentos, elaborados em função das exigências da intervenção e das situações.

---

Artigo em francês.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Faïta, Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM), Marseille, France

Pesquisador das relações entre linguagem e trabalho. Membro da equipe ERGAPE (Ergonomie de l’Activité des Professionnels de l’Éducation), do Institut Universitaire de Formation des Maîtres (IUFM) de Marseille, publicou inúmeros artigos científicos na área e organizou no Brasil, com Cecília de Souza-e-Silva Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França (Cortez, 2002).

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Faïta, D. (2006). Langage, activité, organisateurs de l’activité. Gragoatá, 11(20). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33236

Edição

Seção

Artigos de Literatura