Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise

Autores

  • Beth Brait PUC-SP

Palavras-chave:

dialogismo, autoria, Bakhtin

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar alguns aspectos do pensamento bakhtiniano, ou seja, dos trabalhos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin (1875-1975) e seu Círculo (notadamente V.N. Voloshinov e P.N. Medvedev) que apontam para uma perspectiva dialógica de teoria e de método. Essa perspectiva, assim como a idéia de círculo e de autoria/autorias, ganha força a partir da década de 1990, momento em que as obras, descobertas, redescobertas e traduzidas, oferecem uma dimensão ética e estética de concepção e abordagem das linguagens. O conjunto das obras, seja qual for a assinatura (Bakhtin, Bakhtin/ Voloshinov, Medvedev), exibe o engajamento da pesquisa e do ser humano diante da responsabilidade do viver. Neste trabalho, servem de exemplo as obras Marxismo e filosofia da linguagem (1929), assinada Voloshinov, e Problemas da poética de Dostoiévski (1929/ 1963), assinada Bakhtin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beth Brait, PUC-SP

Docente, e coordenadora do LAEL/PUC/SP, e colaboradora do PPG em Semiótica e Lingüística Geral da FFLCH/USP. Fez doutorado e livre-docência na USP e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/França. É pesquisadora nível 1 do CNPq. Dentre suas publicações destacam-se: A personagem (Ática), Ferreira Gullar (Abril), Guimarães Rosa (Abril), Gonçalves Dias (Abril), Ironia em perspectiva polifônica (Ed. da Unicamp), Bakhtin, dialogismo e construção do sentido (Org. Ed. da Unicamp), Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas (Org. Pontes/FAPESP) e Bakhtin: conceitos-chave (Org.Contexto). Foi crítica militante no Jornal da Tarde e outros periódicos paulistas durante duas décadas.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Brait, B. (2006). Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise. Gragoatá, 11(20). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33238

Edição

Seção

Artigos de Literatura