Circuitos contemporâneos do literário (indicações de pesquisa)

Autores

  • Ítalo Moriconi UERJ

Palavras-chave:

circuito, vida literária, geração 90, mercado

Resumo

O foco do presente texto é o problema da conceituação e da valoração do objeto literário a partir de uma análise dos circuitos comunicacionais. Delineia-se também um esboço de análise dos circuitos considerados válidos para pensar a literatura brasileira nos anos 1990 e 2000. Finalmente, são lançadas algumas hipóteses sobre as relações entre o real e o ficcional na literatura e na cultura midiatizada contemporâneas, assim como o impacto que estas poderiam ter sobre conceitos fundamentais da teoria da literatura, particularmente no tocante às relações entre autor e narrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Moriconi, UERJ

Professor de Literatura Brasileira da UERJ, escritor, autor das antologias dos Cem Melhores Contos e Poemas do Século 20 (da Editora Objetiva), assim como organizador das Cartas de Caio Fernando Abreu (Aeroplano, 2002). Tem inúmeros ensaios acadêmicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. É autor do ensaio biográfico Ana Cristina Cesar – O Sangue de uma Poeta (Relume Dumará, 1996). Atualmente colabora no site de literatura www.cronopios.com.br Coordena um Grupo de Pesquisa do CNPq sobre “vida literária no Brasil de 1975 a nossos dias”.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Moriconi, Ítalo. (2006). Circuitos contemporâneos do literário (indicações de pesquisa). Gragoatá, 11(20). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33244

Edição

Seção

Artigos de Literatura