“Even Crusoe needs a Friday”: os limites dos sentidos da dicotomia “universal/local” nas literaturas africanas

Autores

  • Inocência Mata Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

universal/1ocal, centro/periferia, (teoria) pós-colonial, cânone, ocidente, "mediações metropolitanas".

Resumo

Este ensaio pretende discutir a perversa oposição que muitos críticos - sobretudo da crítica jornalística, mas também da crítica "académica" estabelecem entre local e universal na literatura africana, rotulando como local aquele escritor que traz para a cena literária as urgências da sociedade em que vive. Este pensamento maniqueísta talvez decorra do facto de muita crítica da literatura africana se fazer, ainda, por via de mediações do "centro" que, em rigor, continua a funcionar como "centro metropolitano" e a quem convém a rarefacção (ou desvanecimento) do real histórico e a desconsideração da "identidade nacional". Considerando um equívoco crítico o estabelecimento de qualquer oposição disjuntiva entre o universal e o local, o texto propõe antes uma articulação conjuntiva de efeito dialéctico em que o solapamento do local gera, pela dinâmica da significação simbólica, o universal. Cabe ao crítico literário, cujo exercício é inseparável das suas opções ideológicas, e também como partícipe de uma memória do sistema literário, iluminar os sinais de uma identidade que se quer inscrita na agenda da literatura universal, nas suas segmentais identidades civilizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inocência Mata, Universidade de Lisboa

Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa, é professora de Literaturas Africanas, Literaturas Pós-coloniais Comparadas e Língua e Interculturalidade na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É autora de vários livros, entre os quais Literatura Angolana: Silêncios e Falas de uma Voz Inquieta (Lisboa/Luanda, 2001) e A Suave Pátria: Reflexões Político-culturais sobre a Sociedade São-tomense (2004). A sua atual área de pesquisa em Literaturas Africanas centra-se na questão do Pós-colonialismo e nos processos de encontro cultural e contextos multiculturais.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Mata, I. (2005). “Even Crusoe needs a Friday”: os limites dos sentidos da dicotomia “universal/local” nas literaturas africanas. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33252

Edição

Seção

Artigos de Literatura