Os escritores africanos e o Prêmio Nobel

Autores

  • Eliana Lourenço de Lima Reis UFMG

Palavras-chave:

Prêmio Nobel de Literatura, África, intelectuais, Wole Soyinka, Nadine Gordimer

Resumo

A atribuição do Prêmio Nobel a escritores africanos, como Wole Soyinka e Nadine Gordimer, contribui para dar maior visibilidade a sua obra e a seu papel de intelectuais. Discute-se nesse trabalho como esses dois autores se comportam frente às novas exigências advindas dessa legitimação literária, em especial com relação a aparições públicas e na mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Lourenço de Lima Reis, UFMG

Doutora em Literatura Comparada pela UFMG, com Pós-Doutorado em Duke University, é professora de Literaturas de expressão inglesa na UFMG. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários. É autora, entre outros, de Pós-colonialismo, identidade e mestiçagem cultural: a literatura de Wole Soyinka (1999); co-tradutora de O local da cultura (1999), de Homi Bhabha e A exaustão da diferença (2001), de Alberto Moreiras, Ficções de fundação (2004), de Doris Sommer, todos pela Editora UFMG.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Reis, E. L. de L. (2005). Os escritores africanos e o Prêmio Nobel. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33259

Edição

Seção

Artigos de Literatura