Sobre os Dogon - a terra, o povo, os cantos de YaSegei

Autores

  • Cláudia Neiva de Matos UFF

Palavras-chave:

Dogon, literatura oral, cantos tradicionais africanos, Marcel Griaule, etnografia

Resumo

Dividido em três partes, o artigo trata da cultura e dos cantos Dogon, etnia do Mali, na África Ocidental. A partir de uma viagem à Terra Dogon, é encetada uma pesquisa consistindo na gravação, transcrição e tradução, em parceria com nativos bilíngües, de um repertório de cantos entoados por YaSegei, moradora na aldeia de Begnemato. Expõe-se o encaminhamento do trabalho e as relações estabelecidas entre a pesquisadora e seus informantes (cantora, transcritores, tradutores). O processo ainda está em curso, e deve ser pensado à luz do desenvolvimento polêmico dos estudos sobre os Dogon, instaurado com as viagens e escritos do etnógrafo Marcel Griaule e de seus colaboradores, e aqui retraçado em suas linhas gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Neiva de Matos, UFF

Doutora em Letras, é professora aposentada pela UFF, com estudos concentrados no campo das poéticas da palavra cantada. Publicou, entre outros títulos: A poesia popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista (1994), Antologia da floresta: literatura selecionada e ilustrada por professores indígenas do Acre (org, 1997), Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz (co-org, 2001), Brazil's Indigenous Textualities (Literary Cultures ofLatin America, 2004); lnterações e parcerias na pesquisa etnográfica (Anais do XXIII SNH, 2005); O lirismo no samba (Música popular na América Latina: pontos de escuta, 2005).

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Matos, C. N. de. (2005). Sobre os Dogon - a terra, o povo, os cantos de YaSegei. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33260

Edição

Seção

Artigos de Literatura