O humor como arma estética e identitária nas obras de Dany Laferriere e Yinka Shonibare

Autores

  • Eurídice Figueiredo UFF

Palavras-chave:

diáspora, estereótipos e clichês, violência e sexualidade, humor

Resumo

A proposta deste texto é articular a autobiografia do escritor canadense de origem haitiana Dany Laferrière (1953-), autor de uma obra composta de 10 romances (narrativas) que ele intitulou Une autobiographie américaine, com o trabalho do artista plástico britânico de origem nigeriana Yinka Shonibare (1962-), sobretudo no que diz respeito ao tratamento do humor, da transgressão e da paródia de valores e estereótipos sobre o negro. É importante detectar como estes dois artistas diaspóricos, nascidos na segunda metade do século XX, que vivem no entre-lugar entre seus países de origem e os grandes centros, se inserem na tradição ocidental, usando do humor como arma estética e identitária para marcar a consciência aguda de indivíduos subalternizados por injunções históricas, ao se depararem com a defasagem existente entre o que seu espírito livre deseja e uma auto-imagem deformada e caricatural que o espelho da sociedade lhes mostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eurídice Figueiredo, UFF

Doutora pela UFRJ (1988), é professora de Literaturas Francófonas e literatura Comparada na UFF. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF (1995-1999), do GT da ANPOLL "Relações literárias interamericanas" (2000-2002, 2002-2004). Organizou Conceitos de literatura e cultura (2005), Recortes transculturais (1997), A escrita feminina e a tradição literária (1995). Publicou Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (1998) e inúmeros artigos em obras coletivas e revistas nacionais e internacionais. É pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Figueiredo, E. (2005). O humor como arma estética e identitária nas obras de Dany Laferriere e Yinka Shonibare. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33266

Edição

Seção

Artigos de Literatura