Callaloo e Caruru: em busca do legado africano nas comidas - identidades do Atlântico Negro

Autores

  • Maria Cândida Ferreira de Almeida UFMG / UFBA

Palavras-chave:

herança africana, identidades, estudos culturais

Resumo

Este artigo propõe investigar a contribuição de comidas tradicionais - o Caruru de Salvador, Bahia e o Callaloo de Trinidad e Tobago - na configuração da identidade do grupo que as consome. Analisarei estes pratos relacionado-os a outros produtos culturais criados por estas comunidades, tal como música, literatura, religião, buscando repetições e diferenças nas construções culturais e identitárias destas regiões visando apresentar o estudo de comida como uma metáfora produtiva destas culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cândida Ferreira de Almeida, UFMG / UFBA

Doutora em Estudos Literários pela UFMG, publicou a tese sob o título Tornar-se outro: o topos canibal na literatura brasileira (Annablume, 2002), desenvolveu a pesquisa de caráter pós-doutoral Las Comidas Tradicionales en Tiempos de Globalización: la arepa se (trans)viste en hamburguesa junto à Universidad Central de Venezuela (2002). Atualmente tem uma bolsa de pesquisa Fapesb-UFBA com a qual busca produzir uma leitura racializada da literatura brasileira.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Almeida, M. C. F. de. (2005). Callaloo e Caruru: em busca do legado africano nas comidas - identidades do Atlântico Negro. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33268

Edição

Seção

Artigos de Literatura