Sentidos de interpretação: teorias sobre a ficção e o leitor

Autores

  • Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba UERJ

Palavras-chave:

leitor, literatura, efeito estético, resposta estética, fragmento, força, signo de superfície.

Resumo

Estudo comparativo entre Roland Barthes e Wolfgang Iser, baseado em suas reflexões sobre o leitor e a literatura. Quadros conceituais das sistematizações teóricas ultimadas em interpretação e em significance. Discussão sobre os aspectos de aproximação e de distanciamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba, UERJ

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com dois livros publicados: Teoria do efeito estético, Niterói, EduFF, 2003; Tópicos de Teoria para a investigação do discurso literário, Rio de Janeiro, 7 Letras, 2004. Além dessas obras, a autora vem publicando artigos sobre a "Teoria do efeito estético" de Wolfgang Iser, bem como sobre as noções de interpretação que percorreram o século XX e as que emergem na contemporaneidade. Atualmente é Coordenadora da Área de Doutorado em Literatura Comparada da UERJ.

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Borba, M. A. J. de O. (2005). Sentidos de interpretação: teorias sobre a ficção e o leitor. Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33283

Edição

Seção

Artigos de Linguagem