O vate de Freitas ou "Camões decerto não se importará"

Autores

  • Luis Maffei UFRJ

Palavras-chave:

Manuel de Freitas, poetas sem qualidades, Camões, tradição

Resumo

Dentre os poetas surgidos em Portugal a partir do final dos anos 90, decerto Manuel de Freitas possui uma das mais significativas poéticas, mas não deixa de situar-se dentro de um panorama, pois há uma dicção nova na poesia portuguesa, que pode residir sob o título da coletânea que reúne algumas das vozes mais representativas desta geração, poetas sem qualidades, recolha organizada e prefaciada por Freitas. Tal dicção, que privilegia a abordagem de diversas facetas do real em detrimento de um trabalho que autonomize demasiadamente a linguagem, não se furta a atacar certa tradição poética portuguesa, sobretudo a do século XX pós-pessoano, mas recolhe com bastante atenção, sem abrir mão de alguma reverência, diversos nomes consagrados, sobretudo Camões. E Manuel de Freitas será, indubitavelmente, o poeta sem qualidade que mais dialogará com o vate, realizando não apenas um constante exercício de intertextualidade, mas várias vezes nomeando Camões e fazendo ao autor d'Os Lusíadas verdadeiro louvor, sempre pelo viés da discipularidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Maffei, UFRJ

Professor Substituto de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre (tendo defendido, em 2003, a dissertação Do mundo, de Herberto Helder) e doutorando pela mesma instituição. Tem trabalhos publicados sobre poesia portuguesa em periódicos especializados, e, como compositor e músico, acaba de lançar, em parceira com Marcelo Gargaglione, o disco na mesma situação de blake.

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Maffei, L. (2005). O vate de Freitas ou "Camões decerto não se importará". Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33292

Edição

Seção

Artigos de Linguagem