PARA UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA DA RELAÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE GÊNERO DO DISCURSO E DE TIPO DO DISCURSO

Autores

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33299

Palavras-chave:

tipos de discurso, gêneros do discurso, abordagem discursiva.

Resumo

Este trabalho apresenta uma abordagem para o estudo da relação entre gêneros do discurso e tipos do discurso. A abordagem parte da hipótese de que essas noções são de tal modo imbricadas que cada gênero possui tipos específicos. Para verificar a validade e o alcance dessa hipótese, este trabalho procura, inicialmente, fornecer evidências de que as teorias que concebem os tipos e as sequências como esquemas (linguísticos ou referenciais) universais não resistem à análise de uma sequência narrativa simples. Após evidenciar a inconsistência dessas teorias, proponho, em seguida, a abordagem mencionada, que tem como objetivos contornar os problemas inerentes a elas e permitir elucidar aspectos ainda desconhecidos do funcionamento dos gêneros e do modo como deles nos valemos para alcançar fins específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Licenciado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), da Faculdade de Letras da UFMG. É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). É pesquisador do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso, do Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita, ambos da UFMG, do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos, do Núcleo de Pesquisa em Pensamento Social Brasileiro (NUPESB), ambos da UNIFAL-MG, e do Grupo de Estudos sobre Discurso Midiático (GEDIM), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem publicado estudos sobre língua/linguagem em revistas especializadas, e seus trabalhos mais recentes investigam o impacto do contexto sobre diferentes planos da organização dos discursos midiático e organizacional.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Cunha, G. X. (2015). PARA UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA DA RELAÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE GÊNERO DO DISCURSO E DE TIPO DO DISCURSO. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33299

Edição

Seção

Artigos de Linguagem