A ANÁLISE DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA LINGUÍSTICA FORENSE: UM ESTUDO SOBRE OS GOLPES DO FALSO SEQUESTRO

Autores

  • Welton Pereira e Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Mônica Santos de Souza Melo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2015n38a33301

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Teoria e análise linguística

Resumo

Os crimes de extorsão chamados de Golpes do Falso Sequestro são uma modalidade criminal que surgiu há poucos anos no Brasil. Como uma nova prática social, atrelado a ela, surgiu também um novo gênero discursivo. No presente artigo, nos propomos a analisar e descrever esse gênero tomando por base a teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Nosso corpus de análise foi constituído por quatro gravações de golpes do falso sequestro interceptadas pela polícia civil do Rio de Janeiro e disponibilizadas na modalidade online pela revista Veja. Notamos que as situações comunicativas dos textos que compunham nosso corpus eram orientadas para a finalidade comum de convencer as vítimas a efetuarem o pagamento do falso resgate, já que tanto as visadas discursivas quanto os modos de organização do discurso corroboravam para esse fim. A visada discursiva do fazer-acreditar consiste, nos textos analisados, em fazer com que a vítima acredite nos argumentos dos supostos sequestradores e, através de coerções, ameaças e mesmo instruções, os criminosos procuram fazer com que as vítimas façam o pagamento solicitado (fazer-fazer). Notamos também que o modo argumentativo de organização do discurso é o mais proeminente, sendo auxiliado pelos modos narrativo e descritivo. Tendo, portanto, uma finalidade específica, uma ancoragem social na prática criminal homônima e possuindo, inclusive, identidades próprias dos sujeitos participantes do contrato interacional (sequestrador, sequestrado, vítima-familiar), notamos que os golpes do falso sequestro podem ser considerados como um gênero discursivo próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welton Pereira e Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Letras com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa - MG. Licenciado em Português pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Portugal - através do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Capes. Mestrando em Letras: Estudos Linguísticos também pela Universidade Federal de Viçosa. Dentre seus principais interesses, podem-se destacar a Linguística Forense, a Análise do Discurso, a Sociolinguística e a Teopoética. Sua pesquisa situa-se na área da Análise do Discurso Forense.

Mônica Santos de Souza Melo, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva, W. P. e, & Melo, M. S. de S. (2015). A ANÁLISE DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA LINGUÍSTICA FORENSE: UM ESTUDO SOBRE OS GOLPES DO FALSO SEQUESTRO. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.2015n38a33301

Edição

Seção

Artigos de Linguagem