SEMÂNTICA OBJETIVISTA OU SEMÂNTICA COGNITIVA? IMPLICAÇÕES DO MODELO SEMÂNTICO NA ANÁLISE DE CONDICIONAIS

Autores

  • Lilian Ferrari UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33304

Palavras-chave:

condicionais, Funcionalismo, Linguística Cognitiva, espaços mentais

Resumo

O trabalho contrasta análises de construções condicionais propostas pelo Funcionalismo e pela Linguística Cognitiva, argumentando que os modelos semânticos adotados  – Semântica Objetivista ou Semântica Cognitiva –  fundamentam a diferença de enfoque analítico entre as duas vertentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Ferrari, UFRJ

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela University of Southern California, Los Angeles/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociolinguística (variação linguística e redes sociais) e atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva. Sob a ótica da Teoria dos Espaços Mentais e da Gramática de Construções, investiga atualmente as relações entre estrutura linguística e subjetividade, a partir do projeto "Espaços mentais, condicionalidade e (inter)subjetividade" (CNPq). É coordenadora do LINC - Grupo de Pesquisas em Linguística Cognitiva, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Ferrari, L. (2015). SEMÂNTICA OBJETIVISTA OU SEMÂNTICA COGNITIVA? IMPLICAÇÕES DO MODELO SEMÂNTICO NA ANÁLISE DE CONDICIONAIS. Gragoatá, 20(38). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33304

Edição

Seção

Artigos de Linguagem