Dois Guillermos, várias fronteiras: performances de identidade transnacional em Guillermo Verdecchia e Guillermo Gómez-Peña

Autores

  • Sonia Torres Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

arte performática, sujeitos diaspóricos, identidades políticas interamericanas

Resumo

Através do diálogo (muitas vezes implícito) com textos críticos que problematizam construções identitárias latino-americanas e Latinas como sendo fluidas entre si, este ensaio analisa a representação de identidades americanas fronteiriças, ou em trânsito, por parte de dois intelectuais que optam por identificar-se tanto como latino-americanos exilados quanta Latinos: os autores e atores performáticos Guillermo Gómez-Peña, mexicano assumidamente "chicanizado"; e Guillermo Verdecchia, canadense de origem argentina. Buscarei argumentar, ao longo deste trabalho, que a categoria Latino serve aos propósitos políticos dos artistas, em cujas performances "identidade" e uma forma de identificação informada por um vasto repertório de americanidades múltiplas, e em constante negociação.

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Biografia do Autor

Sonia Torres, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora de Literaturas Hispânicas na Universidade Federal Fluminense. É autora de Nosotros in USA (Rio de Janeiro: Zahar) e organizadora da coletânea interdisciplinar Raízes e rumos (Rio de Janeiro:7Letras), além de coeditora executiva da revista interdisciplinar Transit Circle. Foi Presidente da Associação Brasileira de Estudos Americanos e Vice Presidente da International American Studies Association. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto à UNIRIO e ao PACC [Programa Avançado de Cultura Contemporânea/UFRJ].

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Publicado

2005-12-18

Como Citar

Torres, S. (2005). Dois Guillermos, várias fronteiras: performances de identidade transnacional em Guillermo Verdecchia e Guillermo Gómez-Peña. Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33320

Edição

Seção

Artigos de Literatura