Intelectuais no universo de Letras

Autores

  • Heidrun Krieger Olinto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Palavras-chave:

autobiografia, historiografia literária, intelectual

Resumo

A reflexão proposta está articulada à disseminação, na década de 90, de novos experimentos historiográficos ensaiados por intelectuais que circulam no universo de letras. Essas formas de ego-escritos ou ego-histórias, que se legitimam pelo acento sobre processos auto-reflexivos, não só questionam a imparcialidade e invisibilidade auto-impostas par compromissos profissionais tácitos subjacentes a construção de conhecimento, mas permitem um olhar novo sabre vínculos que teóricos da literatura estabelecem entre experiências particulares, atuações em comunidades científicas no espaço institucional da academia e posturas éticas e políticas que adotam no mundo extramuros. Essas questões são exploradas - sobre o pano de fundo do papel do intelectual - a partir da análise de tais experimentos de ego-história publicados com intervalo de dez anos, em 1993 e 2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heidrun Krieger Olinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Doutora em Ciência da Literatura, com Pós-Doutorado na Universidade de Bremen, Alemanha, e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da PUC-RJ. Pesquisadora do CNPq, e autora, co-autora e/ou organizadora dos livros Ciência da Literatura Empírica (Tempo Brasileiro, 1989), Histórias de Literatura (Ática, 1996), Novas Epistemologias (Nau, 1999), Literatura e Mídia (Loyola, 2002), Literatura e Cultura (Loyola, 2003); Literatura e Imagem (Galo Branco, 2004).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Olinto, H. K. (2005). Intelectuais no universo de Letras. Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33323

Edição

Seção

Artigos de Literatura