Lúcio Cardoso, o sujeito ex-cêntrico

Autores

  • Lúcia Helena Vianna Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

diário, público, íntimo, Lúcio Cardoso

Resumo

O Diário Completo de Lúcio Cardoso, publicado em 1961, nos possibilita examinar as várias formas pelas quais se apresentam as relações ente o público e o privado no discurso literário do escritor, reconhecido pelo forte intimismo de seus textos. O Diário mostra-se como uma das manifestações da "escrita-de-si", de que fala Michel Foucault. Através dessa escrita intima o sujeito processa a sua autoconstrução. Ao longo do processo narrativo do diário evidencia-se o delineamento da genealogia intelectual e cultural a que pertence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Vianna, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, professora aposentada de Literatura Brasileira na UFF e Pesquisadora do CNPq. É autora, entre outros, do livro Cenas de Amor e Morte na Ficção Brasileira, Prêmio Casa de las Américas de 1996. Organizou em co-autoria a antologia Contos de Escritoras Brasileiras (Martins Fontes, 2003).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Vianna, L. H. (2005). Lúcio Cardoso, o sujeito ex-cêntrico. Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33324

Edição

Seção

Artigos de Literatura