Recuperando o amor com as crônicas de Rubem Braga

Autores

  • Luiz Carlos Simon Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Rubem Braga, crônica, memoria, amor

Resumo

Este trabalho consiste numa iniciativa de valorizar o estudo da crônica, através de um exercício especifico de análise, em contraste com as práticas mais comuns na abordagem do gênero concentradas sobretudo em considerações teóricas. O texto pretende, assim, examinar a memória como recurso que focaliza a temática amorosa em crônicas de Rubem Braga que apresentam experiências e/ou recordações felizes. A análise é orientada por questionamentos como: as peculiaridades e as fronteiras do gênero, no que diz respeito à valorização de aspectos prosaicos e às inflexões líricas e narrativas; as referências ao amor enquanto tema capaz de suscitar ou evitar um discurso grandiloquente; o peso das influências românticas e modernistas em confissões amorosas que resgatam o tema como uma experiência positiva; a caracterização do eu das crônicas ora como homem romântico ora como alguém sintonizado com os novos padrões de intimidade; e o papel da memória frente as configurações sociais do passado e do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Simon, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor-adjunto de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 1999, concluiu Doutorado em Ciência da Literatura, na UFRJ, com tese sobre o conto brasileiro contemporâneo. Já publicou diversos trabalhos sobre contos e crônicas em anais de congressos e em revistas da área, como Cerrados, da UnB, e Terra Roxa e Outras Terras, da UEL.

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Simon, L. C. (2005). Recuperando o amor com as crônicas de Rubem Braga. Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33327

Edição

Seção

Artigos de Literatura