Além da viola: Caldas Barbosa e o cânon poético neoclássico

Autores

  • Adriana de Campos Rennó UNESP / Assis

Palavras-chave:

Domingos Caldas Barbosa, Poesia brasileira, História e Critica, Poética Neoclássica

Resumo

O artigo propõe-se a resgatar a importância poética da obra do setecentista Domingos Caldas Barbosa (1740?-1800) para o cânon da literatura luso-brasileira, e redimensionar as visões críticas sobre a sua poesia, dando relevância não só a Viola de Lereno (1798), mas também aos poemas encomiásticos de sua autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Campos Rennó, UNESP / Assis

Doutora em Letras pela UNESP-Assis/SP, Professora Substituta de Teoria da Literatura da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis e Coordenadora do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP), Campus de Assis. Entre suas publicações, destacam-se o ensaio "O ideal utilitário da poesia portuguesa setecentista: a poética do encômio e seus reflexos no Arcadismo Brasileiro" (Blumenau, Revista de Divulgação cultural) e o livro Violando as regras. Uma (re)leitura de Domingos Caldas Barbosa (São Paulo, Arte e Ciência).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Rennó, A. de C. (2005). Além da viola: Caldas Barbosa e o cânon poético neoclássico. Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33330

Edição

Seção

Artigos de Literatura