O EXCESSO COMO PESTE DA LINGUAGEM: A LITERATURA COMO ANTÍDOTO? (LINGUAGENS, TECNOLOGIAS, SUPERABUNDÂNCIA DE IMAGENS)

Autores

  • Renato Cordeiro Gomes PUC-Rio

Palavras-chave:

superabundância de imagens, Italo Calvino, Ricardo Piglia.

Resumo

Toma-se como ponto de partida a instalação Cidade de São Sebastião: uma viagem através dos tempos e espaços do Rio de Janeiro, do videomaker Marcello Dantas (1996), para apreender as relações entre tecnologias e superabundância de imagens, relações geradoras da saturação da informação. Busca-se associar esse excesso ao que Italo Calvino denominou "peste da linguagem" e que Ricardo Piglia liga à "obscuridade deliberada da linguagem convertida em território ocupado", fenômenos em relação aos quais a literatura deveria funcionar como uma espécie de antídoto. Os dois escritores discutem, assim, valores da literatura e da linguagem, que marcam suas propostas para este milênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Cordeiro Gomes, PUC-Rio

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é professor associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Instituição. É pesquisador do CNPq e exerce na PUC-Rio os cargos de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordenador-adjunto da Cátedra Padre Antônio Vieira de Estudos Portugueses. Entre suas publicações, figuram os livros Todas as cidades, a cidade (Rio de Janeiro: Rocco, 1994), João do Rio: vielas do vício, ruas da graça (Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996), bem como o volume Marques Rebelo (São Paulo: Global, 2004), que organizou para a Coleção Melhores Crônicas.

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Gomes, R. C. (2004). O EXCESSO COMO PESTE DA LINGUAGEM: A LITERATURA COMO ANTÍDOTO? (LINGUAGENS, TECNOLOGIAS, SUPERABUNDÂNCIA DE IMAGENS). Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33338

Edição

Seção

Artigos de Linguagem