SE POUCO SE DIZ SOBRE O SOM, QUEM FALA SOBRE O SILÊNCIO NOS FILMES?

Autores

  • Fernando Morais da Costa UFF

Palavras-chave:

cinema, silêncio, linguagem.

Resumo

Dentro do pouco explorado campo do som no cinema, acha-se uma questão quase inaudita: o silêncio pode ser entendido como parte integrante da matéria sonora de um filme? Valorizado por vários ramos do conhecimento no decorrer do século XX, o silêncio também foi reconhecido pela teoria cinematográfica, por alguns poucos autores, sem muito alarde, como portador de um discurso nos filmes. Partindo do pressuposto de que silêncio não é mera ausência de significação, que, ao contrário, o silêncio também significa, sendo parte integrante de um discurso, podem-se reconhecer e analisar silêncios nos filmes, entendendo-os como tendo sua importância nas respectivas narrativas, participando da construção sonora tanto quanto vozes, ruídos e músicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Morais da Costa, UFF

Doutorando do Programa de Comunicação da Universidade Federal Fluminense e mestre pelo mesmo Programa, com a dissertação Som no cinema, silêncio nos filmes: o inexplorado e o inaudito, desenvolve atualmente pesquisa sobre a história do som no cinema brasileiro.

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Costa, F. M. da. (2004). SE POUCO SE DIZ SOBRE O SOM, QUEM FALA SOBRE O SILÊNCIO NOS FILMES?. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33341

Edição

Seção

Artigos de Linguagem