O SER E O EXISTIR DO POEMA DIGITAL

Autores

  • Alckmar Luiz dos Santos UFSC

Palavras-chave:

Heidegger, poema digital, arte contemporânea, estética.

Resumo

As discussões estéticas que vêm do século XX apresentam dois efeitos, quando se trata de pensar, através delas, a produção artística digital contemporânea, em especial a produção poética. De um lado, têm a tendência de enfiar tudo no mesmo saco de conversas e conflitos com vanguardas e pós-vanguardas; de outro, reduzem a experiência estética e artística a gestos e práticas, perdendo de vista a objetividade. A partir de dois ensaios de Heidegger, um sobre a origem da obra de arte, outro sobre a poesia, este trabalho tem a intenção de mapear os elementos mais relevantes dos poemas digitais, tentando avançar na percepção e na exploração da leitura em meio digital como uma experiência artística e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alckmar Luiz dos Santos, UFSC

Professor de Literatura Brasileira da UFSC, com doutorado em Estudos Literários (História e Semiologia do Texto e da Imagem), pela Universidade Paris 7, é pesquisador do CNPq e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística. Publicou Leituras de nós; ciberespaço e literatura (São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 2003), ensaios sobre poesia digital; Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada (São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 2003), poema digital em cederrom; São Lourenço (Rio de Janeiro: Ed. RBL, 2002), romance, em formato eletrônico; Rios imprestáveis (Florianópolis: Lemos Ed., 2001), poemas, livro vencedor do Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, da Revista Cult; Meu tipo inesquecível (Florianópolis: Athanor, 1998), poemas; Retrato e percurso (Florianópolis: EdUFSC, 1997), poemas.

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Santos, A. L. dos. (2004). O SER E O EXISTIR DO POEMA DIGITAL. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33344

Edição

Seção

Artigos de Linguagem