O SUJEITO NO JORNAL

Autores

  • Norma Discini USP

Palavras-chave:

enunciação, ethos, estilo, texto, discurso.

Resumo

O sujeito da enunciação, concebido como construção do próprio discurso, ou seja, como efeito de sentido de individualidade, implica uma voz, um corpo, um caráter, um ethos, enfim. Esse sujeito, depreensível dos textos por meio de uma análise que observa a relação do plano de expressão com o plano de conteúdo, pode, no processo de leitura, ser incorporado por meio da observação de homologações de categorias do plano da expressão com categorias do plano do conteúdo. Esse sujeito, ora depreendido de textos jornalísticos, emerge de relações semi-simbólicas que confirmam a importância do plano da expressão de textos de tal gênero, para que se descreva o estilo de um jornal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Discini, USP

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo, é professora do Departamento de Linguística da F.F.L.C.H. da USP e autora de Intertextualidade e canto maravilhoso (São Paulo: Humanitas, 2001) e O estilo nos textos (São Paulo: Contexto, 2003), bem como da coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o 1º grau (5ª a 8ª série) Leitura do mundo (São Paulo: Ed. do Brasil, 2000. 4 v.), em co-autoria com Lucia Teixeira.

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Discini, N. (2004). O SUJEITO NO JORNAL. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33348

Edição

Seção

Artigos de Linguagem