SEMISSIMBOLISMO E AS CATEGORIAS TENSIVAS SUBJACENTES

Autores

  • Carolina Lindenberg Lemos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33387

Palavras-chave:

sincretismo, categorias tensivas, semissimbolismo

Resumo

Por meio da análise prática de um objeto sincrético – o livro infantil Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, com seu texto verbal e suas ilustrações –, buscamos abordar as formas de apreensão das relações entre o plano da expressão e o do conteúdo. Para tanto, discutimos os limites do semissimbolismo: estratégia de análise que busca homologações entre categorias dos dois planos. Em especial, o caráter contingente do semissimbolismo, que se refaz a cada nova análise, o torna de difícil generalização. Propusemos assim uma transposição das categorias semissimbólicas para as categorias da semiótica tensiva. Com isso, mostramos de que maneira as categorias tensivas organizam o desenrolar global do texto – tanto na expressão quanto no conteúdo –, como também sugerimos a sua expansão para a descrição de textos sincréticos em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Lindenberg Lemos, Universidade de São Paulo

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e em Langues et Lettres pela Universidade de Liège (2015 - cotutela). Realizou estágio de mobilidade internacional na Universidade de Paris VIII, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand (2013). Atualmente é presidente da Association de Jeunes Chercheurs en Sémiotique, membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP e examinadora do IELTS, junto ao British Council. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da semiótica, historiografia linguística, estrutura linguística e enunciação.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Lindenberg Lemos, C. (2016). SEMISSIMBOLISMO E AS CATEGORIAS TENSIVAS SUBJACENTES. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33387

Edição

Seção

Artigos de Linguagem