Arquivos em confronto

Autores

  • Marília Rothier Cardoso PUC-Rio

Palavras-chave:

arquivos literários, memórias, tradição épica.

Resumo

As tendências contemporâneas dos estudos Literários articulam alguns aspectos dos Estudos Culturais com a chamada Crítica Genética, que trabalha com os arquivos dos escritores. A análise de anotações, desenhos, esquemas, rascunhos busca reconstituir as etapas de escritura do texto, enquanto a pesquisa do cenário cultural revela o contexto da atividade de produção literária. Este ensaio concentra seu foco nos arquivos de Pedro Nava e Guimarães Rosa para distinguir a peculiaridade de seus diferentes processos de construção narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Rothier Cardoso, PUC-Rio

Doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Professora da PUC-Rio. Publicou: Carta de leitor - reflexões a partir de uma seção do Arquivo de Pedro Nava. In: GALVÃO, Walnice & GOTLIB, Nádia, org. Prezado senhor, prezada senhora. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Uma aprendizagem transcultural nos cadernos de Guimarães Rosa. In: OLINTO, Heidrun & SCHOLLHAMMER, Karl Erik, org. Literatura e cultura. São Paulo: Loyola, Rio de janeiro: Ed. PUC, 2003.

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Cardoso, M. R. (2005). Arquivos em confronto. Gragoatá, 8(15). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33402

Edição

Seção

Artigos de Literatura