Outro lapso de tempo: as novas Histórias da Literatura

Autores

  • Ana Cláudia Munari Domingos Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2016n41a33416

Palavras-chave:

História da literatura brasileira, Micro-histórias, Crítica literária.

Resumo

A partir das proposições de novas histórias da literatura, plurais, periféricas, revisitadas, que historiadores como Hugo Achugar, Nelson Vieira e Siegfried Schmidt trouxeram à tona no final da década de 90, este artigo faz uma pequena revisão das histórias da literatura brasileira publicadas naqueles anos e na década seguinte, comparando-os. Na mesma perspectiva, o texto ainda coloca em discussão as relações entre as áreas de história, teoria e crítica literária e apresenta as então recentes tentativas do exercício de micro-história no campo da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Munari Domingos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Mestrado em Leitura e Cognição da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), na área de Teoria da Literatura. Linha de Pesquisa: Processos Narrativos Comunicacionais e Poéticos. Grupos de pesquisa: "Leitura, Literatura e Cognição"; "Intermídia" (CNPq); "Literatura, artes e mídias" (Anpoll). Projeto de pesquisa: "Vozes da ficção: o narrador na cultura da conexão". Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura; Literatura Comparada; Ficção contemporânea; Teorias da leitura; Formação do leitor e leitura; Literatura e mídias; Sistema literário e hipermídia; Convergência de mídias e hiperleitura.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Domingos, A. C. M. (2016). Outro lapso de tempo: as novas Histórias da Literatura. Gragoatá, 21(41). https://doi.org/10.22409/gragoata.2016n41a33416

Edição

Seção

Artigos de Literatura