A comunidade do livro: a literatura, a diferença e a política da amizade

Autores

  • Antonio Barros de Brito Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33435

Palavras-chave:

Políticas da amizade, Jacques Derrida, Diferença, Desconstrução.

Resumo

Este artigo interroga o conceito de amizade e seu envolvimento com a filosofia política e a literatura. Passando pelos pensamentos de Aristóteles e de Hannah Arendt, o texto reflete, em primeiro lugar, sobre a filosofia política voltada para o consenso em prol de uma visão universalista, mostrando como emerge a diferença amigo-inimigo na centralidade do logos político. Depois, o texto desemboca nas reflexões de Jacques Derrida, presentes sobretudo no livro Politiques de l’amitié, momento no qual a linguagem e a noção de diferença são consideradas do ponto de vista das aporias presentes na relação entre a amizade e a política. Por fim, este trabalho especula sobre o modo pelo qual a literatura pode ser um dos locais onde reside a política da amizade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Barros de Brito Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor adjunto do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Licenciatura em Letras (2003), Mestrado em Teoria Literária (2006) e Doutorado em Teoria Literária (2010), todos pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Artes, com ênfase em Teoria Literária, Fundamentos e Crítica das Artes e da Literatura, Semiótica, Hermenêutica e Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica, Teoria Literária, Teoria da Vanguarda, Teoria da Interpretação do Texto Literário. Tem conhecimento da obra de Paul Ricoeur, Jacques Rancière, Charles S. Peirce, nas obras fundamentais da Fenomenologia, do Estruturalismo e da Estética do Século XX e, finalmente, nas obras romanescas e teórico-críticas de Umberto Eco.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Barros de Brito Junior, A. (2016). A comunidade do livro: a literatura, a diferença e a política da amizade. Gragoatá, 21(41). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33435

Edição

Seção

Artigos de Literatura