Políticas Linguísticas na cidade de Itaiópolis-SC: relações entre língua e identidade

Autores

  • Djane Antonucci Correa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Taís Regina Güths Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33467

Palavras-chave:

Identidade. Língua polonesa. Políticas linguísticas.

Resumo

Este artigo propõe problematizar políticas linguísticas relacionadas à manutenção do uso da língua de imigração polonesa no município de Itaiópolis - Santa Catarina, o qual contou com significava imigração dessa etnia, de modo a discutir a relação entre políticas linguísticas in vivo e in vitro (CALVET, 2007), bem como a relação que pode ser estabelecida entre língua e identidade. Para isso, são apresentadas falas de membros da comunidade, tidos nessa pesquisa como agentes de políticas linguísticas. Ressaltamos que a maioria dos participantes da pesquisa é vinculada a algum projeto voltado à manutenção da língua e da cultura de imigração, entre os quais destacamos um projeto da Igreja Católica do município que visa a oferecer aula de língua polonesa à comunidade e outro projeto desenvolvido em uma escola estadual que objetiva fornecer possibilidades de os alunos entrarem em contato com a língua e com a cultura polonesa por meio do contato com falantes nativos da Polônia. Como resultados, destacamos que foi possível perceber que as esferas de gestão in vivo e in vitro se relacionam de forma bastante marcada. Além disso, em relação à questão identitária, percebemos que esta pode ser considerada a principal força que move esses agentes de políticas linguísticas.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a864

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djane Antonucci Correa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e pós-doutora pelo IEL/UNICAMP (2008/2009 e 2010/2011). Professora associada na Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua no Curso de Licenciatura em Letras e também no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. 

Taís Regina Güths, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012) e Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela mesma instituição. Atualmente é professora de língua portuguesa da rede estadual de ensino do Paraná e professora colaboradora no curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Correa, D. A., & Güths, T. R. (2017). Políticas Linguísticas na cidade de Itaiópolis-SC: relações entre língua e identidade. Gragoatá, 22(42), 154-183. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33467