A conscientização linguística e a didática do multilinguismo em contextos de contato português-Hunsrückisch

Autores

  • Karen Pupp Spinassé Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maria Lidiani Käfer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33478

Palavras-chave:

Conscientização Linguística. Hunsrückisch. Políticas Linguísticas. Didática do Multilinguismo. Atitudes Linguísticas.

Resumo

O Hunsrückisch é uma das línguas de imigração de maior abrangência no Brasil, já tendo sido co-oficializada em dois municípios brasileiros (Antônio Carlos, em Santa Catarina, e Santa Maria do Herval, no Rio Grande do Sul). De forma geral, portanto, algumas ações no âmbito das políticas linguísticas e dos direitos linguísticos vêm sendo tomadas, a fim de que a diversidade linguística e cultural das regiões de contato com o Hunsrückisch seja respeitada. Dentre essas ações estão alguns projetos de pesquisa que se ocupam de investigar tanto as práticas de linguagem quanto as atitudes linguísticas presentes nas regiões, buscando colaborar na manutenção da língua e da identidade deixadas de herança pelos antepassados. Nesse sentido, o presente artigo traz alguns resultados de uma pesquisa-ação realizada em duas escolas de diferentes comunidades de fala de Hunsrückisch, que teve como objetivo utilizar a conscientização linguística para despertar a sensibilidade e o respeito a diferentes variedades. O objetivo da pesquisa foi apontar caminhos que contribuam para o desenvolvimento de atitudes positivas do aprendiz diante da diversidade linguística em que se encontra (incluindo, neste caso, as línguas minoritárias), pensando os fundamentos para uma Didática do Multilinguismo que se permita partir das línguas e culturas locais para alcançar o aprendizado de outras línguas que venham a despertar o interesse.

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a898

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Pupp Spinassé, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora pela Technische Universität Berlin. Professora na UFRGS. Coordena os cursos de alemão do Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão da UFRGS e os cursos da UFRGS no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteira – Alemão do MEC. Trabalha, principalmente, com aquisição bilíngue da linguagem, didática de ensino de línguas estrangeiras e com o ensino do alemão no Brasil em contextos de imigração.

Maria Lidiani Käfer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pela UFRGS, na área de Linguística Aplicada. Participou como pesquisadora voluntária do Projeto binacional ALMA-H (Atlas Linguístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch). Foi integrante do Grupo de Estudos da Escrita do Hunsrückisch e atuou como professora de língua alemã no Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão da UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Pupp Spinassé, K., & Käfer, M. L. (2017). A conscientização linguística e a didática do multilinguismo em contextos de contato português-Hunsrückisch. Gragoatá, 22(42), 393-415. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33478