Coro a um - notas sobre a "cançãonoturnadabaleia"

Autores

  • Flora Süssekind Uni-Rio / Fundação Casa de rui Barbosa

Palavras-chave:

poesia, voz, visualidade.

Resumo

O ensaio tem como objeto um único poema de Augusto de Campos, a "cançãonoturnadabaleia", de 1990. Trata de três versões do poema: a impressa, que se encontra no livro Despoesia, a oralizada, do cd Poesia é risco, e a videográfica, produzida por Flávia Soledade. E, ao lado do contraste entre elas, e do levantamento das suas referências básicas (Melville, Morgenstern, Rilke, Scelsi, Malevitch, Rodtchenko, Baudelaire), se procura apontar para o retorno aos temas do branco, das relações entre som e silêncio, cor e timbre, presentes na poesia do autor desde O rei menos o reino. O ensaio procura - tendo por base o monólogo dramático da persona ficcional do poema (Moby-Dick) - refletir sobre a figuração da voz, as tensões entre duração e intensidade, observação icônica e adensamento da camada sonora, entre monocromo e instabilização enunciativa, elementos estruturais ao poema e a compreensão da forma poética em Augusto de campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flora Süssekind, Uni-Rio / Fundação Casa de rui Barbosa

Pesquisadora do setor de Filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa e professora do Departamento de Teatro da Uni-Rio. Além de inúmeras colaborações em periódicos e revistas acadêmicas, publicou os livros de ensaios A voz e a série (1998), Papéis colados (1993), Cinematógrafo de Letras (1987), O Brasil não é longe daqui (1990), entre outros.

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Süssekind, F. (2016). Coro a um - notas sobre a "cançãonoturnadabaleia". Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33529

Edição

Seção

Artigos de Literatura