Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensamento abstrato

Autores

  • Aguinaldo José Gonçalves UNESP/PUC-Goiás

Palavras-chave:

modulação, poesia, Mallarmé, Valéry, signo.

Resumo

O ensaio se propõe a dar continuidade a uma reflexão teórica sobre o conceito de modulação no trabalho de arte, tendo a poesia como elemento condutor. O título do texto, "Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensmento abstrato" se justifica por dois motivos. Primeiramente, porque os dois poetas franceses atuam como escolhas fundamentais para a realização daquilo que se desenvolve ao longo do trabalho; em segundo lugar, porque o conceito de modulação está intimamente ligado ao que Valéry denomina de "pensamento abstrato" num importante ensaio publicado em Variété.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aguinaldo José Gonçalves, UNESP/PUC-Goiás

Poeta, ensaísta e crítico de arte. Professor adjunto de Teoria da Poesia e de Relações homológicas entre Literatura e outros sistemas. Autor, dentre outros, dos livros Transição e permanência. Miró - João Cabral: da tela ao texto (1989), Laokoon revisitado - relações homológicas entre texto e imagem (1992) e Vermelho. Poesia (2000).

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Gonçalves, A. J. (2016). Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensamento abstrato. Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33531

Edição

Seção

Artigos de Literatura