Poesia, cânone, valor: figurações da pedra em Carlos Drummond de Andrade e Armando Freitas Filho

Autores

  • Celia Pedrosa UFF

Palavras-chave:

poesia, modernidade, valor.

Resumo

Este ensaio se propõe a discutir a importância da permanente reflexão sobre o valor estético, a partir mesmo das diferentes questões a ele impostas pelo processo histórico de construção e desconstrução de cânones. Tal reflexão se apóia aqui na análise das relações entre a tradição moderna de poesia, a forma como ela se atualiza na poética drummondiana e seus desdobramentos no lirismo contemporâneo, de que a obra de Armando Freitas Filho é tomada como emblema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Pedrosa, UFF

Professora de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense, onde atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Letras. Publicou os livros Antonio Candido: a palavra empenhada (EDUSP /EDUFF) e organizou Poesia hoje (com Evando Nascimento e Cláudia Matos), Poesia e contemporaneidade (com Maria Lucia Camargo) e Mais poesia hoje, além de ter ensaios diversos publicados em coletâneas e periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Pedrosa, C. (2016). Poesia, cânone, valor: figurações da pedra em Carlos Drummond de Andrade e Armando Freitas Filho. Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33533

Edição

Seção

Artigos de Literatura