Distintos cosmopolitismos: Mário de Andrade e Oswald de Andrade

Autores

  • Angela Phryston UFPE

Palavras-chave:

Modernismo brasileiro, Estudos Culturais, identidade, diferença, cosmopolitismo.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa sobre os preceitos cosmopolitas de dois autores fundamentais do modernismo brasileiro: Mário de Andrade e Oswald de Andrade. O propósito é trazer à tona a discussão sobre diferença cultural, modernidade e identidade nacional a partir dos paralelos entre as duas obras: enquanto Mário de Andrade parte de uma consciência cosmopolita mais tradicional nos seus primeiros trabalhos, apenas posteriormente desenvolvendo um projeto etnográfico de compreensão do Brasil que fundamenta uma estética e uma antropologia da diferença brasileira, Oswald de Andrade, por sua vez, vai expressar muito explicitamente um cosmopolitismo brasileiro a partir da poesia pau-brasil e do Manifesto Antropófago, fundando uma estética fundamental para os estudos culturais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Phryston, UFPE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorou-se em Teoria Crítica e Estudos Hispânicos e Latino-Americanos pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, em 1999, com a tese Peripheral Cosmopolitanisms: Aspects of Brazilian Postmodernist Culture - 1980-1999. É co-autora de Brazil and the Discovery of America - Narrative, History, Fiction (1996), Identidade (s) (1999) e Um projeto inacabado: identidades latino-americanas no ensaio do século 20 (2001).

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Phryston, A. (2016). Distintos cosmopolitismos: Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33537

Edição

Seção

Artigos de Literatura