Sonhos, paisagens e memórias na poesia moçambicana contemporânea

Autores

  • Carmen Lucia Tindó Secco UFRJ

Palavras-chave:

sonhos, memórias, paisagens, poesia moçambicana.

Resumo

A poesia moçambicana contemporânea opera com resíduos de sonhos, desejos, sentimentos, paisagens e memórias que resistiram às guerras e resistem, hoje, a novas pressões sociais e políticas. Se durante os tempos das lutas pela libertação, uma significativa parcela dos poemas produzidos se fez arma ideológica de combate ao colonialismo, atualmente, os discursos políticos se revelam sob formas diversas, apresentando outras maneiras de resistir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Tindó Secco, UFRJ

Doutora em Letras Vernáculas (1992), Professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do CNPq. Publicou: Marte e prazer em João do Rio (1976), Além da idade da razão (1994), Guia bibliográfico das literaturas africanas em bibliotecas do RJ (1996), Antologias do mar na poesia africana (1997-1998), Antologia do mar na poesia angolana (2000).

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Secco, C. L. T. (2016). Sonhos, paisagens e memórias na poesia moçambicana contemporânea. Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33538

Edição

Seção

Artigos de Literatura