O valor de Saussure para os estudos do discurso

Autores

  • Carlos Piovezani Universidade Federal de São Carlos
  • Allice Toledo Lima da Silveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33549

Palavras-chave:

Saussure. Value. Discourse

Resumo

Qual o lugar de Saussure na constituição e no desenvolvimento dos estudos do discurso? Com vistas a refletir sobre o que foi dito a seu respeito por alguns de seus contemporâneos e por outros pensadores nas primeiras décadas e no começo da segunda metade do século XX na Europa, não buscaremos responder a essa questão sem antes expor algumas de suas contingências e examinar certas respostas que a ela poderiam ser dadas. Neste sentido, consideraremos as diferentes recepções do Curso de Linguística Geral na França, que vão desde o momento inicial de sua publicação até o final da década de 1990. Em seguida, retomaremos a leitura que a Análise do discurso fez da obra de Saussure no final da década de 1960 e no começo da de 1970. Tendo isso em vista, poderemos realizar apontamentos acerca da importância do CLG para Pêcheux e seu grupo, seja como uma obra que se apresenta como um ponto de partida, seja como uma obra a ser recusada.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1013

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos

Professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Entre 2013 e 2016, foi coordenador do PPGL/UFSCar e atualmente coordena os Grupos de pesquisa "Laboratório de Estudos do Discurso" (Labor/UFSCar) e "Estudos da Voz no Discurso" (VOX/UFSCar). Fez graduação em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Dourados), mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), estágio de doutorado na Université de Paris III/ Sorbonne Nouvelle e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Desde março de 2017, faz estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua na área de Teoria e análise linguística, com ênfase em Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Financiadas parcial ou integralmente pelo CNPq, pela CAPES ou pela FAPESP, suas pesquisas tratam de usos da voz no discurso político, de discursos sobre a voz humana e de práticas e representações da fala pública. 

Allice Toledo Lima da Silveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com período de doutoramento sanduíche realizado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2015-2016). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (2014). Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Goiás (2011).

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Piovezani, C., & Silveira, A. T. L. da. (2017). O valor de Saussure para os estudos do discurso. Gragoatá, 22(44), 1066-1086. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33549