Ferdinand de Saussure e a produção do objeto da Análise do Discurso

Autores

  • Claudiana Nair Pothin Narzetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33550

Palavras-chave:

Análise do discurso francesa, Linguística, Ferdinand de Saussure.

Resumo

Os principais historiadores da Análise do discurso francesa são unânimes em afirmar que a teoria do discurso assenta em alguns conceitos basilares de Ferdinand de Saussure. Os textos fundadores desse campo de investigação, por sua vez, vão no mesmo sentido. Este trabalho visa a dar uma contribuição sobre o problema da relação entre a AD francesa e as formulações de Saussure, enfocando principalmente o modo como a leitura que Michel Pêcheux faz do célebre linguista possibilita a produção do objeto teórico discurso. Nosso ponto de vista consiste em considerar que uma importante chave de compreensão da relação da linguística de Saussure com a teoria do discurso pode ser encontrada quando se tem conhecimento do projeto teórico de Pêcheux e da prática teórico-epistemológica que preside a produção da Análise do discurso como campo de saber. Adotando uma perspectiva histórica, discutiremos questões ainda hoje marcadas por mal-entendidos e incompreensões, tais como: Qual o lugar dos conceitos de Saussure na teoria do discurso? Onde aparece concretamente o trabalho sobre o pensamento de Saussure na teoria do discurso? Por que Pêcheux tomou Saussure como base para a construção de uma teoria do discurso? Há continuidade ou descontinuidade (ruptura) entre a AD e Saussure? O conceito de discurso é a reformulação do conceito saussureano de fala? O embasamento no pensamento de Saussure (e de outros linguistas) implica necessariamente uma inserção da AD como um ramo da linguística?

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiana Nair Pothin Narzetti, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)

Professora Adjunta do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara. Desenvolve pesquisas na área da história da Análise do discurso francesa, especialmente na vertente derivada de Michel Pêcheux e na recepção das ideias do Círculo de Bakhtin.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Narzetti, C. N. P. (2017). Ferdinand de Saussure e a produção do objeto da Análise do Discurso. Gragoatá, 22(44), 1087-1102. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33550