Sobre objeto e método: do CLG ao manuscrito Phonétique

Autores

  • Aline Stawinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Milano Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33554

Palavras-chave:

Phonétique, fonologia, epistemologia da Linguística

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre objeto e método nos estudos linguísticos considerando o ponto de vista saussuriano. Tomaremos como ponto de partida o aspecto fônico da língua, dada a importância que esta reflexão toma nos esboços iniciais do então jovem linguista Ferdinand de Saussure. Para isso, lançaremos mão de duas obras: o Curso de Linguística Geral, obra considerada como um marco fundador da linguística, e o manuscrito Phonétique, escrito pelo genebrino entre 1883-1884 e levado integralmente a público pela primeira vez em 1995 por Maria Pia Marchese. Assim, abordaremos questões fundamentais da construção teórica de Saussure, que passam pela problemática da unidade linguística - suas delimitações e método pelo qual estas devem ser definidas -, o que nos levará a destacar a complexidade com a qual Saussure detalhou as diferenças entre o que seria o ponto de vista fonético e fonológico para seus contemporâneos e de sua própria concepção de uma “Phonétique” partindo da concretude do discurso e ancorada na abstração do sistema linguístico.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a999

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Stawinski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luiza Milano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Stawinski, A., & Milano, L. (2017). Sobre objeto e método: do CLG ao manuscrito Phonétique. Gragoatá, 22(44), 1172-1183. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33554