A inovadora linguística saussuriana e a língua lituana

Autores

  • Vítor Jochims Schneider UNIPAMPA
  • Fernando Silva e Silva APPH
  • Caroline Nogueira da Silveira APPH

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33555

Palavras-chave:

Linguística saussuriana, Lituano, Gramática histórico-comparada

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar o que há de inovador na proposta linguística de Ferdinand de Saussure, ao mesmo tempo que a situa no ambiente intelectual da pesquisa em linguagem do século XIX. Nossa intenção é tornar mais complexas as imagens associadas a esse autor, que muitas vezes vê seu papel reduzido por epítetos como “pai da linguística”, “fundador do estruturalismo” ou cuja contribuição aos estudos da linguagem por vezes leva em conta apenas o Curso de linguística geral. Através da leitura dos textos publicados em vida que abordam a língua lituana, assim como uma parte do manuscrito Notes sur l’accentuation lituanienne, apresentamos o funcionamento teórico do que consideramos ser o núcleo do pensamento saussuriano, a diferença. No que diz respeito à língua enquanto objeto da ciência saussuriana, a diferença se desdobra em três aspectos, a saber, a imaterialidade, a virtualidade e a relatividade. Após apresentar esses três elementos do que chamamos de linguística da diferença na primeira seção do trabalho, consagramos a segunda aos trabalhos em torno do lituano, trazendo um breve sumário de seu papel na obra do linguista. Na última seção, introduzimos os leitores às Notes sur l’accentuation lituanienne e analisamos alguns de seus aspectos teoricamente inovadores. Esperamos, assim, deslocar a imagem tradicional do autor Ferdinand de Sassure, possibilitando que esse nome de autor invoque também outras formas de se produzir conhecimento nos estudos da linguagem e que não se perca de vista sua participação ativa na comunidade científica da gramática histórico-comparada.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Jochims Schneider, UNIPAMPA

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (Campus Jaguarão).

Fernando Silva e Silva, APPH

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades.

Caroline Nogueira da Silveira, APPH

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Jochims Schneider, V., Silva e Silva, F., & Nogueira da Silveira, C. (2017). A inovadora linguística saussuriana e a língua lituana. Gragoatá, 22(44), 1184-1206. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33555