Uma leitura cognitiva do processo de perda não patológica de língua materna

Autores

  • Felipe Flores kupske Universidade Federal da Bahia
  • Athany Gutierres Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33585

Palavras-chave:

Desenvolvimento da Linguagem, Atrito Linguístico, Conexionismo.

Resumo

O processo de perda não patológica de uma língua materna, aqui tomado como atrito de L1, é um fenômeno que apenas recentemente tem sido investigado com mais afinco nos estudos linguísticos e que, aos poucos, tem sido aproximado de paradigmas e modelos teóricos que o possam acomodar. Diante dessa lacuna teórica, então, buscamos, neste trabalho, uma interpretação do atrito de L1 à luz de um paradigma teórico de cognição, mais especificamente o paradigma conexionista, aproximação ainda não feita na literatura da área. Em nossa investigação, podemos perceber que o paradigma conexionista, sensível à dinamicidade inerente à linguagem, sobretudo pela previsão de uma representação linguística complexa e por considerar o uso efetivo da linguagem como norte para o desenvolvimento linguístico, é um modelo teórico capaz de explicar o atrito linguístico.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1136

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Flores kupske, Universidade Federal da Bahia

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA-UFBA/CNPq). Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Athany Gutierres, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Adjunta de língua inglesa no Curso de Medicina e coordenadora do Núcleo de Ensino de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Passo Fundo. Pesquisadora integrante do Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA/CNPq) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

kupske, F. F., & Gutierres, A. (2018). Uma leitura cognitiva do processo de perda não patológica de língua materna. Gragoatá, 23(46), 448-469. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33585

Edição

Seção

Artigos de Linguagem