O ato de linguagem segundo a Semiolinguística: implicações, explicações e aplicações práticas

Autores

  • Ida Lucia Machado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34125

Palavras-chave:

Semiolinguística, ato de linguagem, narrativa de vida.

Resumo

Neste artigo, gostaríamos de tecer algumas considerações sobre um dos conceitos importantes da Semiolinguística de P. Charaudeau, teoria que utilizamos em corpora diversos há mais de 20 anos. Iremos discorrer sobre o que o teórico nomeia ato de linguagem, suas implicações e aplicações práticas. Para tanto, ilustraremos nossos ditos com enunciados extraídos do livro Esquisse pour une auto-analyse (2004), do sociólogo Pierre Bourdieu. Escolhemos escritos desse autor, justamente nesse livro, pois eles se integram, de certa maneira, às nossas pesquisas atuais sobre análise do discurso e narrativas de vida. A análise do discurso proposta por Charaudeau, além disso, carrega em si uma interface com a sociologia. Nosso objetivo é mostrar como conceitos vindos da Semiolinguística são importantes e práticos, ao permitir a realização de possíveis interpretativos de diferentes escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ida Lucia Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Língua e Literatura Francesa pela USP, Doutora em Letras pela Universidade de Toulouse II (França), hoje Univ. Jean Jaurès. Realizou dois pós-doutorados em Análise do Discurso em Paris XIII e Paris III (França). Fundou e é membro do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG. Atualmente faz parte do quadro de professores permanentes da Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da FALE/UFMG, onde ministra cursos de Análise do Discurso de tendência francesa e orienta mestrandos e doutorandos. Suas pesquisas, com base em estudos linguísticos-discursivos, são centradas em narrativas de vida, estratégias argumentativas (ironia e paródia) e identidades enunciativas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Machado, I. L. (2020). O ato de linguagem segundo a Semiolinguística: implicações, explicações e aplicações práticas. Gragoatá, 24(50), 760-772. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34125