O ato nostálgico da linguagem: de Fernando Pessoa ao Fado da loucura

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo
  • Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34168

Palavras-chave:

Ato da linguagem, Nostalgia, Discurso Colonial, Colonialismo português.

Resumo

O presente artigo busca analisar os movimentos enunciativos nostálgicos que se manifestam no ato linguageiro de produções literárias - e artístico-culturais - do discurso do colonialismo português. O objetivo desse trabalho é verificar os mecanismos discursivos usados para atender ao comportamento nostálgico que o Sujeito Comunicante deixa transparecer no Sujeito Enunciante, à luz dos estudos semiolinguísticos de Charaudeau (2008a, 2008b) – sujeitos da linguagem e composição dos circuitos interno e externo do ato linguageiro –, os postulados de Jankelevitch (1974) sobre a nostalgia, além dos escritos de Lourenço (1978, 2014) e Santos (2003) acerca das peculiaridades do colonialismo português. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, com abordagem qualitativa. O corpus desse trabalho é composto pelo poema Mar Português, de Fernando Pessoa, e o Fado Loucura, de Júlio de Sousa. O fado que canta a loucura de Portugal desperta as vozes dos poetas portugueses, como Fernando Pessoa, para reviver as conquistas e as grandes navegações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Professor na Universidade de Passo Fundo

Iverton Gessé Ribeiro Gonçalves, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

de Freitas, E. C., & Ribeiro Gonçalves, I. G. (2020). O ato nostálgico da linguagem: de Fernando Pessoa ao Fado da loucura. Gragoatá, 24(50), 873-894. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34168