Formas de identificação/qualificação e de ação na construção do humor

Autores

  • Rafael Guimarães Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Margareth Andrade Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Luana Maria Siqueira Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34173

Palavras-chave:

referenciação, perífrases verbo-nominais, humor, Semiolinguística.

Resumo

Objetiva-se descrever, em manchetes do jornal popular Meia Hora, efeitos de sentido gerados pela conexão entre formas referenciais e verbais. De um lado, os estudos da Linguística de Texto concebem a referenciação como o processo de interpretação e de (re)categorização da realidade. De outro lado, pesquisas em Linguística Funcional demonstram que, ao contrário dos verbos plenos – como “balear” –, há aqueles que se fundem a uma base nominal, formando verbos suporte – como “meter muito tiro” – ou expressões idiomáticas – como “largar o dedo”. Embora tais postulações teóricas tenham representado avanços na descrição dos fenômenos linguístico-textuais, pouco se tem discutido sobre a relação entre formas de identificação, de qualificação e de ação. Nesse sentido, sob a teoria da Análise Semiolinguística do Discurso, este trabalho demonstrará como, em manchetes populares, expressões referenciais e perífrases verbo-nominais operam, conjuntamente, na construção de jogos de palavras e na caracterização dos objetos de discurso, consistindo em procedimentos linguísticos que podem suscitar o humor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Guimarães Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É formado em Letras (Português-Italiano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou como Professor substituto de Língua Portuguesa e conclui seu Mestrado em Língua Portuguesa. A partir dos pressupostos da Linguística Textual, desenvolveu a pesquisa "A abordagem da referenciação em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio". É Professor efetivo, sob o regime de Dedicação Exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (campus Maracanã), onde leciona para turmas do Ensino Médio. Atualmente, dedica-se ao estudo da Análise Semiolinguística do Discurso, tendo como principais interesses o ensino de língua materna e a análise de textos midiáticos. 

Margareth Andrade Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É formada em Letras com habilitação em língua/cultura latina e literatura brasileira pela UFRJ (2008). Doutora e Mestre em língua portuguesa pela mesma instituição,possui experiência nos temas referenciação, ensino de língua portuguesa e gêneros textuais. É professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura brasileira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Luana Maria Siqueira Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

É Doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ, com pesquisa em Análise Semiolinguística do Discurso . Nessa mesma instituição, concluiu seu mestrado (Fonética Acústica), graduação e lecionou, como professora substituta, durante dois anos. Hoje, atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Nogueira, R. G., Morais, M. A., & Machado, L. M. S. (2020). Formas de identificação/qualificação e de ação na construção do humor. Gragoatá, 24(50), 829-852. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34173