Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Hélade é uma publicação eletrônica quadrimestral voltada para os estudos da Antiguidade Ocidental e Oriental, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense. 

Sua proposta é reunir debates interdisciplinares com especialistas das áreas de História, Arqueologia, Antropologia, Filosofia e Filologia. Admite-se como norte a construção de um espaço de divulgação do saber acadêmico pautado pela isonomia, pelo respeito à diversidade teórico-metodológica e pela valorização de novos objetos e temas de pesquisa. Nossa proposta é ampliar o diálogo, criando um espaço que reúna pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ultrapassando fronteiras. Mais do que divulgar novas pesquisas, desejamos buscar a integração de interessados no estudo da Antiguidade nessas diversas áreas, fomentando novos debates. 

Aceitamos trabalhos inéditos  que contribuam para a proposta de nossa revista.

 

Políticas de Seção

Dossiê Temático

Para cada três números por volume, dois são compostos por Dossiê Temático que reúne artigos que discutam, direta ou indiretamente, um eixo temático.

Esta seção não recebe propostas em fluxo contínuo uma vez que as chamadas de submissão conta com prazos divulgados na seção "Notícias".

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Publicação de trabalhos sob a forma de artigos, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, publicados há no máximo dois (2) anos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos Artigos encaminhados está condicionada a pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial. Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem as normas internacionalmente consagradas: avaliação cega por pares, reforcando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.

Pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm no final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares.

Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.

 

Periodicidade

Quadrimestral. 

A revista publicará dois dossiês temáticos e um número com artigos livres.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...