PARA ALÉM DA DICOTOMIA POLITEÍSMO X CRISTIANISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELIGIÃO ROMANA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS

Autores

  • Jorwan Gama da Costa Júnior Doutorando em História pelo PPGH-UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v2i2.10575

Palavras-chave:

Religião Romana, Antiguidade, Livros didáticos, História dos conceitos.

Resumo

Ainda que de forma incipiente no Brasil, a religião romana tem sido tema de debate nos círculos de discussões sobre a Antiguidade. Tratase de um conceito com variadas possibilidades de interpretação e com uma multiplicidade de características. Sendo assim, este artigo objetiva, em um primeiro momento, apresentar a atualidade desta discussão assim como definir alguns aspectos básicos da religião romana à luz das discussões teóricas que envolvem a história dos conceitos. Em um segundo momento, busca-se identificar se estas características básicas definidas pela historiografia atual são aplicadas na escrita histórica dos livros didáticos brasileiros aqui analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorwan Gama da Costa Júnior, Doutorando em História pelo PPGH-UNIRIO.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UNIRIO). Mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ), com ênfase em História Antiga. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2016-10-08