ETÉOCLES GOLPISTA UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS SETE CONTRA TEBAS DE ÉSQUILO E AS FENÍCIAS DE EURÍPEDES

Autores

  • Waldir Moreira de Souza Júnior Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v3i1.10956

Palavras-chave:

Ésquilo, Eurípides, As Fenícias, Os Sete Contra Tebas.

Resumo

Neste artigo pretendo analisar se é cabível classificar a atuação do personagem Etéocles, tanto em As Fenícias de Eurípides como em Os Sete Contra Tebas de Ésquilo, de golpista. Para isso, traço uma comparação entre essas duas obras, investigando os principais elementos influenciadores da ação de Etéocles, seja as pertencentes ao enredo, seja as pertencentes ao seu passado e evocadas por outros personagens. Ésquilo e Eurípides, tragediógrafos de gerações diferentes, embora tracem um quadro político distinto acerca da sucessão do trono de Tebas, mantêm um quesito fundamental para entender a ruína desse personagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldir Moreira de Souza Júnior, Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo (USP).

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2011) com habilitação Grego/Português. É mestre em Letras (área de concentração: Letras Clássicas) pela FFLCH-USP. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo (nível: doutorado) e realiza pesquisa sobre tragédia grega, especificamente sobre o dionisismo na obra trágica (peças completas e fragmentárias) de Eurípides.

Downloads

Publicado

2017-08-09