DITIRAMBO: CULTO E LOUVOR A DIONISO

Flábvio Ribeiro de Oliveira, Lidiana Garcia Geraldo

Resumo


O presente artigo visa investigar as manifestações do ditrambo, canto ritual dionisíaco, no contexto das celebrações religiosas desempenhadas,principalmente, no culto de Dioniso. Por mais que as origens do culto dionisíaco, na Hélade, sejam muito remotas e se refram a prátcas rituais milenares, começamos o nosso delineamento das relações entre o culto de Dioniso e o ditrambo com o fragmento de Arquíloco de Paros (fr. 120 West), século VII a.C., que contém o primeiro testemunho desse hino cultual dionisíaco. Além disso, propomos apresentar o caráter da performance ditrâmbica em Atenas, no século V a.C., onde o ditrambo se consttuiu num hino cantado em contextos religiosos dionisíacos, mas cuja temátca não versava exclusivamente sobre Dioniso, e, sim, principalmente, sobre temas épicos. Portanto, pretendemos apresentar as relações do ditrambo com o universo dionisíaco, evidenciando os meios de ritualização e de representação dessa performance no contexto da religião dionisíaca, sobretudo, nos festvais atenienses de adoração ao deus.





Palavras-chave


Ditirambo; religião dionisíaca; Dioniso; dionisismo.

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DOI: https://doi.org/10.22409/rh.v2i3.10969

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Direitos autorais 2018 Flábvio Ribeiro de Oliveira, Lidiana Garcia Geraldo

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