DITIRAMBO: CULTO E LOUVOR A DIONISO

Autores

  • Flábvio Ribeiro de Oliveira Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.
  • Lidiana Garcia Geraldo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v2i3.10969

Palavras-chave:

Ditirambo, religião dionisíaca, Dioniso, dionisismo.

Resumo

O presente artigo visa investigar as manifestações do ditrambo, canto ritual dionisíaco, no contexto das celebrações religiosas desempenhadas,principalmente, no culto de Dioniso. Por mais que as origens do culto dionisíaco, na Hélade, sejam muito remotas e se refram a prátcas rituais milenares, começamos o nosso delineamento das relações entre o culto de Dioniso e o ditrambo com o fragmento de Arquíloco de Paros (fr. 120 West), século VII a.C., que contém o primeiro testemunho desse hino cultual dionisíaco. Além disso, propomos apresentar o caráter da performance ditrâmbica em Atenas, no século V a.C., onde o ditrambo se consttuiu num hino cantado em contextos religiosos dionisíacos, mas cuja temátca não versava exclusivamente sobre Dioniso, e, sim, principalmente, sobre temas épicos. Portanto, pretendemos apresentar as relações do ditrambo com o universo dionisíaco, evidenciando os meios de ritualização e de representação dessa performance no contexto da religião dionisíaca, sobretudo, nos festvais atenienses de adoração ao deus.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flábvio Ribeiro de Oliveira, Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Professor de Língua e Literatura Gregas no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Doutor em Letras pela USP, e pós-doutorado no Centre Léon Robin (Université Paris IV-Sorbonne / École Normale Supérieure / CNRS).

Lidiana Garcia Geraldo, Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

Mestranda, na área de Estudos Clássicos, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, sob a orientação do professor Dr. Flávio Ribeiro de Oliveira. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2016-12-09