A ETNICIDADE NA SALA DE AULA: O USO DE ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS DA ANTIGUIDADE

Autores

  • Renata Cardoso de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v3i3.10985

Palavras-chave:

Ensino de História, adaptações literárias, etnicidade

Resumo

Propomos pensar como é possível trabalhar o tema da etnicidade e do etnocentrismo na sala de aula a partir do uso de adaptações de clássicos da Antiguidade. Para tal, primeiramente, é necessário estabelecer alguns critérios para a utilização dessa literatura, que ainda gera debates acerca da sua profcuidade, bem como conceituar a etnicidade. Partiremos dos conceitos de etnicidade (proposto por Fredrik Barth) e identidade-alteridade (de Marc Augé), para depois nos debruçarmos sobre propostas de trabalho com algumas adaptações selecionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cardoso de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Orientada pelo Prof. Dr. Fábio de Souza Lessa

Downloads

Publicado

2017-12-10