Nova capa da revista Hoplos

A nova capa da Terceira Edição da Revista Hoplos traz a obra "Guerra e Paz", de Candido Portinari. Finalizados em 1956, os dois imensos painéis são considerados sua maior obra, na fase final de sua carreira. Os murais encontram-se na sede da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Ao concluí-la, o artista fez um importante apelo: “A luta pela paz é uma decisiva e urgente tarefa. É uma campanha de esclarecimento e de alerta que exige determinação e coragem”, alertava o pintor. “Devemos organizar a luta pela paz, ampliar cada vez mais a nossa frente anti-guerreira, trazendo para ela todos os homens de boa vontade, sem distinção de crenças ou de raças, para assim unidos, os povos do mundo inteiro, não somente com palavras, mas com ações, levar até a vitória final a grande causa da paz, da cultura, do progresso e da fraternidade entre os povos”.

Mais de sessenta anos nos separam da conclusão de “Guerra e Paz”, e a obra de Portinari permanece atual. Ainda hoje, boa parte da população mundial desconhece a paz e enfrenta as consequências da guerra - seja ela inter ou intraestatal -, como o difícil acesso a saúde, educação, segurança ou qualquer outro direito básico.