AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE INFANTIL FRENTE AO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO ATRAVÉS DA ESCALA VISUAL ANALÓGICA (EVA)

Autores

  • Isabela Rocha Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v1i45.328

Resumo

RESUMO

O objetivo foi avaliar a ansiedade infantil ao tratamento odontológico, através da Escala Visual Analógica (EVA). Cem crianças de 6 a 10 anos, de uma escola estadual de Niterói-RJ, de ambos os gêneros, responderam a um questionário de avaliação do medo com 24 questões de medo geral e 15 de medo odontológico. A cada pergunta, a criança escolheu uma das cinco faces da escala. O responsável respondeu a um questionário de 5 questões relacionadas ao medo odontológico. Os resultados foram analisados através dos testes ANOVA, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, teste t de Student e o coeficiente de correlação de Pearson (p<0,05). Foi observada uma tendência decrescente do medo em ambos os gêneros, porém no masculino, houve um aumento crescente do medo dos 9 aos 10 anos. Observou-se também, relação entre medo odontológico e medo geral, sendo que crianças predispostas ao medo geral demonstraram propensão a desenvolver medo odontológico. Os estímulos mais associados ao medo geral foram não conseguir respirar e ver os pais discutindo ou pais gritando com você apontados por 57% das crianças de 6 a 7 anos e 65% das de 8 a 10, respectivamente. Quanto ao medo odontológico, a anestesia foi escolhida por 72,5% das crianças de 6 a 7 anos e 40% das de 8 a 10. Verificou-se influência materna na ansiedade infantil ainda que pequena nas meninas, e nos meninos, esta influência ocorreu apenas na idade de 9 anos. Concluiu-se que, a EVA é um método auxiliar para prever a ansiedade infantil no consultório odontológico.

Palavras-chave: Odontopediatria, ansiedade infantil, Escala Visual Analógica (EVA)

 

ABSTRACT

The aim was to evaluate the children's anxiety to dental treatment through Visual Analogue Scale (VAS). One hundred children 6-10 years from a state school in Niterói-RJ, of both genders, answered an evaluation questionnaire of fear with 24 questions of general fear and 15 of dental fear. Every question, the child chose one of the five faces of the scale. The relative responded to a questionnaire of five questions related to dental fear. The results were analyzed using ANOVA, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, Student t test and Pearson's correlation coefficient (p <0.05). A decreasing trend of fear in both genders was observed, but in the male, there was an increasing fear from 9 to 10 years. It was also observed, relationship between dental fear and general fear, and children predisposed to the general fear demonstrated propensity to develop dental fear. Stimuli associated with the more general fear was not being able to breathe and see parents arguing or parents yelling at you mentioned by 57% of children 6-7 years and 65% of 8-10, respectively. As for dental fear, anesthesia was chosen by 72.5% of children 6-7 years and 40% of 8 to 10. It was found maternal influence on childhood anxiety however small in girls and boys, this influence occurred only at the age of nine years. In conclusion, the VAS scale is a helper method to predict the children's anxiety in the dental office.

Keywords: Pediatric Dentistry, child’s anxiety, Visual Analogue Scale (VAS)

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos