Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A linha editorial da revista privilegia as perspectivas crítica e dialética na análise das interações midiatizadas dos sujeitos e das coletividades. Esta abordagem vai além do senso comum e da aparente banalidade da vida cotidiana, que pode ser compreendida e transformada. Em seus diversos modos de apreensão, toma como fio condutor o olhar sobre acontecimentos e dinâmicas dos processos de produção midiática em suas distintas relações com a sociedade e a cultura.

Seus artigos tratam das formas de produção de sentido e construção de identidade decorrentes da relação entre os diferentes agentes sociais e os discursos midiáticos em distintos suportes, especialmente nos campos da publicidade, do jornalismo, do audiovisual e do design. Organizam-se em torno de pesquisas sobre linguagem, discurso, retórica, representação e consumo no cotidiano das práticas e discursos midiáticos com ênfase em questões culturais, sociabilidades e estéticas.

Sumarizando, a revista pretende reunir textos contemplando condições de recepção dos discursos midiáticos, estratégias de produção de sentido e representações da memória social, voltados a compreender construções discursivas e processos midiáticos no contexto das relações de poder observáveis em diversas práticas sociais da vida cotidiana, organizando-se também em torno de pesquisas sobre os meios de comunicação hegemônicos, contra e não-hegemônicos, e sobre iniciativas contradiscursivas de transformação social. Ela enfoca as diferentes possibilidades de apropriação das tecnologias da informação e da comunicação, pela relação do jornalismo e da publicidade com a questão social, a cultura e a memória histórica, e pelas interfaces da comunicação com o local, o regional e o global.

Os objetivos gerais da Revista Mídia e Cotidiano são:

a) agregar maior projeção às pesquisas relacionadas à sua linha editorial;

b) divulgar pesquisas empíricas ou teóricas nas temáticas relacionadas ao campo da Comunicação no Brasil e no mundo;

c) elaborar dossiês e seções temáticas a partir da seleção de trabalhos de especialistas em assuntos previamente sinalizados.

 

Políticas de Seção

Sumário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção Livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção Temática

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Assegurando a avaliação cega pelos pares

A política de avaliação da Revista Mídia e Cotidiano é "duplo-cega", ou seja, os avaliadores não conhecem o nome dos autores e estes, dos avaliadores.

Como forma de garantir uma avaliação isenta do artigo, os autores devem seguir as seguintes orientações:

1) Escreva o artigo segundo as Diretrizes para Autores.

2) Salve uma cópia do seu arquivo renomeando-o como “nomedoarquivo_revisão_cega”.

3) Neste arquivo, substitua todas as informações sobre o(s) autor(s), instituição de vínculo, e-mail para contato e mini currículo que constam da página de abertura sempre pela palavra “Autor”. Da mesma forma, revise o texto e substitua qualquer menção ao(s) nome(s) do(s) autor(es) ou à(s) instituição(ões) de vínculo por “Autor”, seja no corpo do texto seja nas notas de rodapé, incluindo referências e citações dos próprios autores.

4) Apague o tópico “Agradecimentos” ao final do artigo, caso tenha sido digitado.

5) Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

6) Caso o seu trabalho seja aprovado, você terá a oportunidade de realizar as correções que porventura tenham sido indicadas pelos avaliadores e enviar para publicação o artigo completo salvo anteriormente em outro arquivo.

7) Artigos submetidos à avaliação que não seguirem estas orientações serão devolvidos aos autores.

 

Periodicidade

A Revista Mídia e Cotidiano é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, da Universidade Federal Fluminense – UFF.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...